ARCANJO URIEL
ARCANJO URIEL
Arcanjo Uriel significa (em hebraico) “Chama de Deus”. Citado no Livro de Enoque e venerado nas igrejas anglicanas e cristãs cooptas da Etiópia e Eritreia. Retratado com a face vermelho-rubro e olhar severo e admoestador (veja imagem abaixo no teto do Goetheanum). E comemorado em “julho” (11, 14 ou 28 - dependendo do local) - no nosso inverno joanino.
Arcanjo Uriel representa a “Personificação” da Recordação Cósmica e da Consciência Moral Cósmica, que se ergue diante de nós como espelho, para que reflitamos nossos erros para corrigi-los — assim como reprimenda João, o batista: “endireitai o caminho do Senhor” (Jo 1,23). “É o arcanjo do pensar cósmico e da inteligência cósmica — inteligência cósmica é o tecer e o confluir de todas as hierarquias” (GA 229); cabendo ao Arcanjo Mikhael administrar essa inteligência cósmica.
São duas forças polares que atuam nesta época: Uriélica e Gabriélica. No período invernal, no hemisfério sul, um atua a partir de fora e o outro atua do outro lado da Terra, perpassando a matéria e chegando até nós através dos nossos pés, para dentro do nosso corpo. Ou seja, no frio nos agasalhamos para reter calor — seria como se fôssemos abraçados pela mansidão do Arcanjo Gabriel, que nos aquece como um manto protetor; e de dentro somos perpassados pela seriedade e admoestamento moral do Arcanjo Uriel.
Por isso, dentre as quatro épocas festivas anuais, São João é a que tem significado para nós (as outras épocas somente contemplamos as manifestações dos seres espirituais). A “fogueira de São João” simboliza o “batismo pelo fogo”, que traduz a força do Eu (espírito) que deve “casar com o pai” (com a matéria, com o mundo), para se tornar um ser moralmente produtivo (e não como o mito de Édipo, que “casou com a mãe” — com as forças espirituais — e se perdeu). Por isso o Arcanjo Uriel representa o esforço que precisamos ter no nosso interior para desenvolver a consciência moral universal e histórica.
Vamos ouvi-lo, para fazer história.
Antonio Marques
Comentários
Postar um comentário