SÃO JOÃO

 SÃO JOÃO 


Dentre as épocas festivas religiosas do ano, São João é que tem significado para o ser humano. Nas culturas campesinas temos a imagem da “fogueira” nestes meses de frio, simbolizando o calor interno que temos que adquirir para nos proteger do frio externo. Isso traduz que de fora atua o Arcanjo Gabriel que nos remete ao recolhimento; e em contrapartida age a partir de dentro, a força que vem do outro lado da Terra, do Arcanjo Uriel, com seu olhar severo e admoestador, que nos induz à auto reflexão e corrigenda dos nossos erros. 


 São João faz referência aos batismos com água, pelo fogo e pelo Espírito Santo. Ao ser batizado com água, antigo método de iniciação, passava-se por um processo de “quase-afogamento”, quando o etérico se soltava um pouco e ocorria uma visão espiritual de alerta para se acertar na vida. Era conhecido como iniciação de “casar com a mãe”, com os elementos superiores (o feminino representava o espiritual) — só que esse método estava decadente na antiga Grécia, conhecido no relato da lenda de Édipo, que casa com sua mãe e se destrói. 

O batismo pelo fogo corresponde à iniciação atual, quando se precisa harmonizar os elementos suprassensíveis (espírito, alma, etérico e físico) - conhecido pela sentença: “casar com o Pai”, que traduz casar com a materialidade. Temos que ser realistas e objetivos nas nossas metas de vida, pois isso traduz: “o Verbo encarnado”, trazer o espiritual para a Terra. 


O batismo pelo Espírito Santo traduz que ocorrerá após um período de “preparação” (pentekoste) ou maturidade evolutiva, quando nos elevarmos através do pensar dedutivo goethiano ao pensar crístico - e isso ocorrerá para a grande maioria da humanidade na Nova Jerusalém (Júpiter). 


Por isso nesta época joanina deve ser marcado pelo impulso de Uriel, com seu olhar admoestador, severo, que deve gerar em nós o despertar do fogo crístico em nossos corações, para que realizemos o batismo pelo fogo, no casamento com o pai, com a materialidade, no sentido de nos candidatarmos ao batismo pelo Espírito Santo, que virá no futuro, como “Cristo em nós”. 


Antonio Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRATAMENTO para AUTISMO

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

ONDE ESTAVA TODO MUNDO?