BUDISMO CRISTÃO “hoje” — II

 BUDISMO CRISTÃO “hoje” — II


Como vimos, o príncipe Sidarta Gautama chegou na esfera mais alta que se pode almejar de um ser humano: conquistou seu Eu, para viver plenamente na “mente divina” (Nirvana) — esse patamar traduz “Deus e eu somos um” (Aristóteles). Primeiramente ele teve que desenvolver sua “alma da consciência” (Ego) em alto grau — o que estamos tentando fazer hoje em dia e que vamos tomar como nossa 1ª tarefa:


Vamos nomear de “prova vestibular” para salvar nossa alma desejosa através das 8 Sendas ou Caminho Óctuplo — mas que precisa que nosso Eu (espírito) seja o disciplinador da nossa alma trimembrada:


Para o Pensar (Ego ou consciente):

Pensamento correto

Concentração correta

Atenção plena correta


Para o Sentir (subconsciente):

Linguagem correta 

Modo de vida correto 

Entendimento correto 


Para o Querer (inconsciente): 

Esforço correto 

Ação correta. 


E depois que se conseguiu colocar sua alma dentro das diretrizes traçadas pelo Eu, tem a “prova final”: confrontar Mara (deus da morte) ou ter o encontro com o Guardião do Limiar, que mostra nosso lado negro — reflexo das nossas reencarnações anteriores, para que sejamos perdoados; e finalmente adentrarmos a esfera do espírito. 


A isto tudo poderia se denominar de qualidades éticas (individualismo ético), conquistados pela auto-Educação. 


Depois é só viver no Nirvana e dedilhar lira no Céu? Não. Muito pelo contrário; temos que devolver à humanidade o que recebemos como dádivas dos outros, através de “atos de compaixão e de amor” — cujas práticas traduzem no conviver social (política) e no produzir/consumir (economia). Isto se nomeia de atuações morais e devem fazer parte do nosso desenvolvimento Cultural. Vide esquema. 


Por isso o Budismo Cristão tem muito que contribuir com o nosso progresso espiritual (ética) e nossa realização no mundo (moral). 


Dr. Antonio Marques

Conselho Cultural do Brasil (CCB)

Conselho Cultural Universal (CCU)

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