BUDISMO CRISTÃO - I

 BUDISMO CRISTÃO


Budismo é muito mais uma filosofia ou caminho de vida; e menos uma religião (não teísta = não professa a existência de nenhum Deus) — que surgiu na Índia no século VI a.C., baseado nos ensinamentos do príncipe Siddhartha Gautama, que viveu 80 anos (566 - 483 a.C.), intitulado Buddha (iluminado) por ter atingido ao grau de Bodhisattva. 


Afirmava não ser um deus, mas um homem que superou a “roda das reencarnações”, a qual serve para expiar ou “compensar” algum mal feito no passado (karma). Das três tradições Budistas, a “mahayana”, o aluno que atingiu o grau de Bodhisattva; ou seja, liberto das “samsaras” (eterno retorno cármico) pode ajudar seus irmãos, por compaixão e amor, para liberta-los. 


Steiner relata que Sidarta Buda continuou nessa linha de atuação no mundo espiritual, dentro da corrente do Cristo, para ajudar seus irmãos humanos — Ele abençoou o menino Jesus que nasceu na manjedoura (a primeira encarnação de Khrisna), aparecendo “como anjo do Senhor aos pastores” (Lucas 2,9). Ele também acolhe no mundo espiritual os espíritos beligerantes e rebeldes recém desencarnados. 


Nesse sentido, Budismo não é apenas uma doutrina de compaixão e amor, mas por meio do Cristo, o próprio “amor” se torna “ato”. Ou seja, ele foi mensageiro dos Serafins, para mostrar “o caminho do meio” (sem extremismos). E, ao mesmo tempo, por se vincular com pessoas, carrega o impulso de Christian Rosenkreuz. 


Isso só foi conseguido porque ele desenvolveu precocemente, em alto grau sua “alma da consciência” (Ego), que o capacitou a acessar o pensar Divino: “a mente é tudo e tem que ser procurada dentro de você”. Nesse caminho de iniciação (do Ego ao Eu), teve encontro com “Mara” (deus da morte) ou “guardião do limiar”. 


Como realizar o caminho “budista-cristão” em nossa vida? Precisamos conquistar nossa “alma da consciência” (Ego) para ter o encontro com o “guardião do limiar” (vide o final do livro Conhecimento dos Mundos Superiores) que nos confrontará com nossos erros — como prova final para acessarmos nosso Eu. 


Antonio Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual importância do Sol na nossa vida?

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO