MEDITAÇÃO CORRETA CRISTÃ

 MEDITAÇÃO CORRETA CRISTÃ



De onde Steiner tirou esse número mínimo de “11 pessoas” que se estivessem “meditando corretamente” (em Munique) não haveria guerra? Vamos encontrar na Comunidade Pentecostal: eram apenas 11 pessoas treinadas pelo Cristo que mudaram o mundo, pregando a Boa Nova. Elas se “prepararam”, “conviveram” e “atuaram” no mundo. 


De todas as festas religiosas do ano, a única que tem relação com o ser humano é Pentecostes, pois faz referência à comunidade reunida em torno do Cristo: nos 3 anos de sua vida física + 40 dias com o Ressurrecto (no seu corpo etérico). Como teriam sido essas “aulas” às pessoas simples (na maioria pescadores) para se prepararem para a árdua missão de serem cristãos? 


Essa “meditação cristã” se passaria em três fases: 1) Receberiam imagens no espírito da evolução humana, desde a criação do mundo e do ser humano no Antigo Saturno até futuras épocas planetárias, quando teremos uma sociedade harmônica e feliz. 2) Convivência social fortalecida pela confiança mútua — grupo de apoio recíproco. 3) Antes de saírem a campo, os 10 dias no Cenáculo (em latim, local da ceia) foram marcados pelo medo e insegurança, porque o Cristo havia partido (Ascensão) e a comunidade se sentiu desamparada. Foi preciso um enorme trabalho “retrospectivo” para recordar todo ensinamento recebido; e imbuídos de coragem indômita, assumiram sua missão: serem cristãos na prática, atuando no mundo. 


O Ato dos Apóstolos mostra a saga empreendida por cada um que foi tocado pelo Cristo e enfrentaram com coragem e destemor toda injustiça e injúrias contra si. 


E hoje, quando queremos construir uma sociedade humanizada, uma ciência humanizada, uma pedagogia humanizada, uma agricultura orgânica etc e não somos compreendidos, somos achincalhados, injustiçados e até condenados, .... devemos lembrar do Cristo: “Felizes serão quando forem insultados, perseguidos e quando proferirem todo mal a vosso respeito, com mentira, por serem meus discípulos” (Mt 5:11-12). Mas lembrem-se “os mansos herdarão a Terra” (Mt 5:5). 


Portanto, qual o significado de Pentecostes para a nossa época? Como podemos nos tornar pentecostais? Temos que cumprir três passos: 1) Temos que passar pelos “40 dias” (esse número traduz superação do passado): superar o pensamento indutivo pelo “dedutivo goethiano” e acolher a Antroposofia, que resgata o cristianismo. 2) Temos que formar a “comunidade do Bem” (ilha cultural) através das nossas redes sociais, Zaps Antrop e Cafés Antrop. 3) Temos que ir à luta no mundo, para levar estes novos conhecimentos 


Vamos nos fortificar espiritualmente e atentar que a meditação mais importante é o fazer, o atuar no mundo com moralidade. Por isso o tripé da MEDITAÇÃO CORRETA CRISTÃ: “ora, convive et labora”. 


Antonio Marques

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO