PENTEKOSTÉ

 PENTEKOSTÉ



Após sua ressurreição, Cristo permaneceu com sua comunidade por 40 dias, até sua Ascensão ao Céu. O número 40 bíblico traduz “superação”; então, pode-se supor que todos, pessoas simples, tenham superado seus limites e acolheram os ensinamentos crísticos de límpida fonte. O quê foi ensinado a eles? Não sabemos, mas podemos supor que seja sobre os Mistérios Divinos. Seus discípulos permaneceram no Cenáculo (Cenaculum, em latim: local da ceia) por mais 10 dias, para culminar num fenômeno inusitado: PENTEKOSTÉ (palavra grego), que significa “quinquagésimo dia” após o domingo de Páscoa e que corresponde na Cristandade, à descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. “Foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles” (At 2,3). A partir daí começaram a pregar mundo a fora a boa nova — com grandes tribulações e conflitos, enfrentando sacerdotes judeus, romanos e indiferentes. Conhecemos os Atos dos Apóstolos através de Lucas, por volta de 80 e 90 d.C. Como depois de tanto tempo Lucas teve acesso às minúcias da trajetória deles? Só pode ter sido um iniciado para ler no Livro do Akasha, onde está registrado toda história humana. 


São três tipos de batismo: pela água, pelo fogo e pelo Espírito Santo. Pode-se dizer: na forma antiga, quando se mergulhava o batizando na “água” (quase afogava), seu etérico saia levemente e provocava visões espirituais de seus erros e pecados; pelo “fogo”, quando se exige de si (Eu) para estar acima dos desejos anímicos; e pelo “Espírito Santo”, quando se precisa de uma preparação iniciática cristã (os 40 dias citados) para superar seus limites e ser abençoado pelo Deus-Espírito Santo. 


Enquanto Deus-Pai atua nos membros (Ex Deo Nascimur), Deus-Filho atua no coração (In Cristus Morimur) e Deus-Espírito Santo atua na cabeça (Per Spiritum Sanctum Revivissimus), onde também age, a partir de fora, a 3ª Hierarquia. Tem a ver com Ísis - Sophia - Maria, nossa intermediária para conhecermos Osíris - Cristo. Por isso Ísis tem a “escadinha” ou “chifres” abraçando o Disco Solar (Osíris) acima da sua cabeça. No tempo egípcio, o chifre traduzia o “etérico endurecido”, representando antigo pensamento imagético etérico dos atlantes. 


Qual o significado de Pentecostes? Para a comunidade do Bem, que passar pelos “40 dias” de prova: ascender a escada da dedução goethiana e sabedoria steineriana, terá “superado” os limites físicos e anímicos, para ser revitalizado pelo Cristo, para tornar seu pensar de novo reluzente imagético etérico — que foi visto como “chama ardente”. 


Comunidade do Bem, prepare-se para o futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO