A LINGUAGEM humana

 A LINGUAGEM humana



A linguagem humana está subordinada à influência dos Arcanjos, que atuaram na nossa evolução desde o Antigo Sol; e que hoje abarcam diferentes povos. Por detrás estão os Kyriotetes (Seres da Sabedoria - Sophia), como se vê no desenho. Por isso cada língua traz sua particular característica anímica e tem a ver com o desenvolvimento cultural de cada povo (sabedoria que existe na gramática de cada povo). No fundo é a alma que fala e por isso tem a ver com os sentimentos e corresponde ao tórax. 


Quando dormimos, separam-se espírito e alma que vão para o mundo espiritual (corpo e etérico ficam na cama). Lá em cima, caminham também separados: a alma é acolhida pelos Arcanjos, que necessitam da fala humana para viver. Não entenda que se fala do outro lado — os Arcanjos precisam do sentimento que está atrás da fala humana. Steiner diz que “os bons sentimentos atrás da fala são como oxigênio para os Arcanjos”. Imagino que se a gente não tem boas palavras (fala mal dos outros, xinga etc) não iremos “alimentar” esses Seres. E quando morrermos não seremos acolhidos por Eles — triste situação de quem não preparou sua vida pós morte. 


E o nosso espírito irá ter com os Arkeus, que se “alimentam” com nossas boas ações morais. 

Esta é a relação entre nossos criadores e nós seus filhos. Somos a religião para Eles, nossos criadores. Por isso vamos nos elevar espiritualmente (agir moralmente) e falar coisas bonitas. Mesmo as orações ou nossas meditações, falar em voz alta.


Antonio Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO