Ni à “gauche” ni à “droite” TRIMEMBRAÇÃO SOCIAL

 Ni à “gauche” ni à “droite”

TRIMEMBRAÇÃO SOCIAL 



Para a concretização de uma sociedade harmônica entre seus três poderes (vida cultural/espiritual - vida política/jurídica - vida econômica) não conseguiremos mais por vias normais, porque quem deveria trazer o impulso do tripé social (liberté - egalité - fraternité) foi abortado da história: o príncipe Kaspar Hauser von Baden (Confederação do Reno = Rheinbund), em cujo grão-ducado as Cartas Estéticas de Schiller seriam conhecidas pelo mundo. 


Hoje temos que buscar nova maneira de trazer esse ideal social. No final de sua vida, Steiner enfatiza que “a festa de Mikhael deve trazer efeitos para a vida social da humanidade”. Como realizar isso? 


Temos que lembrar que, ao mesmo tempo que o arcanjo Mikhael foi o escultor do ser humano na Lemúria, na sua polaridade homem - mulher — nesse momento entra o “dragão” (ou a “serpente” do jardim do Éden) que precipita o ser humano na materialidade (no reino “espacial”), Ele também é o inspirador das ciências que levam ao espírito. Sua dupla ação tem a finalidade de fazer o ser humano pisar (com seus pés) em Terra firme e aspirar (mentalmente) o Céu. 


“O importante para o progresso da humanidade é o que os homens consigam sair da mera concepção espacial e entrar na vivência do tempo. Pois os deuses só vivem no tempo. Eles não conseguem perceber o que vive no espaço. É assunto do homem. Se os homens quiserem cooperar com os deuses — e eles o devem e são obrigados para que a cultura progrida — terão de aprender a renunciar à experiência sensorial do espaço e a viver sem ela na vivência do tempo. Tudo isso é assunto de Mikhael” (Steiner - 1923). 


Precisamos ascender da concepção espacial para a vivência do tempo. Como entender melhor? A ‘representação mental’ é “espacial” (quando a alma projeta a imagem na cabeça) e o ‘pensar puro’ é sempre um processo no “tempo” (quem pensa é o espírito). Temos que sair do pensamento tecnicista e entrar no pensamento espiritual. Dessa maneira formamos “ideias iluminadas”, que se tornarão num órgão no qual entram seres espirituais. Eles “descem” do mundo espirituais para viver conosco. 


Lembrando também que o mundo pensamental corresponde ao mundo etérico, onde tece o “tempo”. Por isso a festa de Mikhael não deve ser realizada no espaço (na matéria), mas precisa ser realizada no “tempo” (no mundo das ideias). Como fazer isso?


Como estamos inseridos no ciclo temporal do ano, temos a Páscoa que representa o “expirar” da Terra, quando Cristo ascende ao Céu; e a Festa de Mikhael representa o “inspirar” das forças cósmicas, que Steiner nomeia de “festa da Páscoa invertida”.  O quê significa “inspiração”? Tudo o que tece entre seres. Quando o ser humano puder se soltar do mundo sensorial e transladar, com a ideia iluminada da música espiritual em forma de pensar, estará “inspirando” (acolhendo) seres espirituais.


A inspiração deve atuar para dentro da vida social, pois cada vez mais iremos nos tornar socialmente uma “unidade articulada”, como no passado (só que agora conscientes): todos por um e um por todos. O fato da Trimembração Social ter falhado é devido a que “a ideia Micaélica ainda não tenha estado suficientemente forte em um número de homens, por pequeno que seja”. Ele diz na sua última alocução: “4 x 12” e que essas poucas pessoas devem ser “líderes”, pois Mikhael não trabalha com massa humana, mas com pessoas que “espiritualizam sua vontade”. 


Vamos nos unir, mesmo que sejamos poucos, nesta convocação, para nos elevarmos ao pensar puro, onde seres espirituais descem e que nos ajudem a construir nova sociedade humanizada do amanhã. 


Antonio Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO