Processo de INVERSÃO na VONTADE no ANDAR para a VONTADE no PENSAR
Processo de INVERSÃO na
VONTADE no ANDAR para a
VONTADE no PENSAR
O quê significa estar de pé com o corpo ereto? Vivenciamos a gravidade através dos nossos membros inferiores. Mas não temos consciência disso, porque nossa “vontade” vive no profundo inconsciente, como num quarto escuro. Nos pés, a vontade vive na obscuridade da inconsciência e da gravidade.
Mas na cabeça, nosso cérebro flutua dentro de um líquido (líquor) que, pela lei do empuxo, seria como se estivesse a 7000 metros de altura (no pico do Himalaia) — mesmo os músculos dos olhos estão livres da gravidade. Steiner nomeia de “processo de inversão”, quando os músculos são liberados do trabalho volitivo e da gravidade e integrados numa função perceptiva puramente anímico-espiritual.
Mas isso depende da posição vertical ereta. As crianças-lobos que foram criadas pelos animais andavam de quatro e uivavam. Somente depois, educadas e com a postura ereta conseguiram falar e pensar. Ou seja, a clareza do pensar que brilha na cabeça é condicionada pela postura ereta do andar (além da educação e cultura).
Através da Fisiologia Musical poderemos entender melhor: dos “pés” (id) -> perna -> coxa -> pelve -> abdômen -> tórax -> pescoço -> “cabeça” (ego) forma a “oitava” na escala musical (interessante que Freud diz que “o Ego nasce do id”). Afinal corresponde uma escala musical acima (a oitava). É na cabeça que ocorre o “processo da inversão”, quando o desejo do astral (Ego) poderá ser superado pelo pensar no etérico (espírito).
E isso só poderá ser conseguido através do “método dedutivo goethiano”. Repetindo: a vontade está presente nos pés de modo inconsciente. Mas quando pegamos com as mãos um objeto ou nossos olhos vêem o mundo, na cabeça a vontade fornece os conceitos para observações sensoriais (Ego) por meio do pensar (espírito). A vontade na “oitava acima” (no cérebro) ilumina nossa consciência para nos tornarmos auto-conscientes. Estaremos acima do Ego — estaremos no Eu.
São os passos da vontade elevada à “oitava” acima através do processo da “inversão”. Quer conhecer como se consegue isso? Venha participar do Curso Método Dedutivo Goethiano.
Dr Antonio Marques
Comentários
Postar um comentário