Processo de INVERSÃO no Organismo Social

 Processo de INVERSÃO no

Organismo Social 


A “observação simplista” relaciona os impulsos humanos com o organismo social: liberdade do pensar corresponderia à vida cultural. — Errado. É preciso lembrar que no humano impera a “alma”, com suas três esferas: pensar - sentir - atuar; que se manifestam com os seguintes impulsos: “associal - social - antissocial”, respectivamente (vide esquema), que são normais no ser humano. Mas se esses impulsos são colocados no mundo, transformam-se nas tendências patológicas polarizadas: “neoliberalismo <—> estatização”. É isso que estamos vivendo hoje: exteriorização dos nossos pecados na sociedade. 


Isso ocorre porque ainda não entendemos nossa época civilizatória: a “alma da consciência”. É preciso sair da simples “evidência ou observação” e subir ao patamar do Eu ou espírito, para olhar para baixo e mudar as tendências anímicas patológicas — no sentido de cura-las. A isso Steiner denomina de “processo de inversão”, quando o espírito inverte as tendências da almas. 


Nessa situação o impulso do Eu — que ainda deve nascer em nós — perpassará profundamente o organismo social e levará a Vida Cultural para as ações humanas. Através de um Querer livre criaremos novo amanhã. 


Abra a porta do futuro. A chave é o Curso de Metodologia da Ciência Dedutiva (on-line) — aguarde. 


Dr Antonio Marques 

Conselho Cultural do Brasil (CCB)

Conselho Cultural Universal (CCU)

Instituto de Ciência Dedutiva (ICD)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO