CIÊNCIA ATUAL
CIÊNCIA ATUAL
Para ser considerado ciência, precisa ser “falsificável” (teste de falseabilidade de Popper). Isso significa repetir o experimento para se chegar à uma “percentagem” de funcionabilidade. Não importa se é verdadeiro ou não. A pesquisa repetitiva indutiva (empírica) apenas chega à uma %. Ex: a droga testada atingiu 40% de resultado sintomático. Assim entra no mercado, para atender aquela parcela de 40%, apenas para usufruir lucro. O resto não importa.
Não se parte da elaboração da hipótese dedutiva para entender como funciona aquele fármaco. Não se questiona. Apenas se realizam pesquisas empíricas indutivas. Esse é o método indutivo baconiano popperniano que vigora no mundo.
Não podemos mais aceitar essa “Ciência acéfala”, que simplesmente impõe goela abaixo seus interesses de ganho financeiro — e não questiona seus argumentos, não faz hipótese dedutiva.
Ciência verdadeira faz três passos: “observa - intelectualiza - ideia”. A “evidência” (observação) é uma condição pré científica, vestibular — não é ciência ainda. Ciência só existe quando se elaboram “hipóteses”: dedutiva (argumentação) e indutiva (experimentação).
Comentários
Postar um comentário