ARCANJO URIEL

 ARCANJO URIEL



Arcanjo Uriel significa (em hebraico) “Chama de Deus”. Citado no Livro de Enoque e venerado nas igrejas anglicanas e cristãs cooptas da Etiópia e Eritreia. Retratado com a face vermelho-rubro e olhar severo e admoestador (veja imagem abaixo no teto do Goetheanum). E comemorado em “julho” (11, 14 ou 28 - dependendo do local) - no nosso inverno joanino. 


Arcanjo Uriel representa a “Personificação” da Recordação Cósmica e da Consciência Moral Cósmica, que se ergue diante de nós como espelho, para que reflitamos nossos erros para corrigi-los — assim como reprimenda João, o batista: “endireitai o caminho do Senhor” (Jo 1,23). “É o arcanjo do pensar cósmico e da inteligência cósmica — inteligência cósmica é o tecer e o confluir de todas as hierarquias” (GA 229); cabendo ao Arcanjo Mikhael administrar essa inteligência cósmica. 


São duas forças polares que atuam nesta época: Uriélica e Gabriélica. No período invernal, no hemisfério sul, um atua a partir de fora e o outro atua do outro lado da Terra, perpassando a matéria e chegando até nós através dos nossos pés, para dentro do nosso corpo. Ou seja, no frio nos agasalhamos para reter calor — seria como se fôssemos abraçados pela mansidão do Arcanjo Gabriel, que nos aquece como um manto protetor; e de dentro somos perpassados pela seriedade e admoestamento moral do Arcanjo Uriel. 


Vamos ouvi-lo, para fazer história. Temos que nos tornar moralmente produtivos nesta vida. 


Antonio Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO