FORÇA DE VONTADE- PARTE II

 FORÇA de VONTADE — 2



O Universo se move por uma sucessão de esferas, cada qual movendo-se em decorrência de uma superior, que age como se fosse um "motor", exercendo um efeito de atração que vem do superior ao inferior, numa sucessão hierárquica de motores-móveis e terminam no “Primeiro Motor”. 


Não adianta tentar explicar a origem e o fim, porque a ideia de querer levar a explicação da origem ao infinito ou o fim ao infinito, é pura fantasia; aliás, é bem platônico e do modo de pensar empírico da Ciência atual nominalista. Isto porque, pela lógica, ao se tentar explicar um movimento determinado através de outro movimento, será necessário reportar ao anterior e deste a um último, e assim sucessivamente, até chegarmos ao Primeiro Motor, que impulsiona os outros.


Só que “é impossível que o movimento tenha tido um princípio ou que venha a ter um fim — o movimento é eterno!” sentencia Aristóteles. Portanto, para uma resposta definitiva, é preciso compreender que todo o conjunto dos movimentos não é movido por um primeiro motor móvel, como a nossa mente empírica e imediatista poderia pensar, mas é movido por um "motor não movido” ou, podemos dizer, que o movimento é movido por um “Primeiro Motor Imóvel” (Primum mobile immotum). 


Como explicar isto? Para os corpos celestes se movimentarem precisam de um ponto de apoio e mesmo ocorre com o pássaro, que precisa do ar; o peixe para se movimentar é preciso que se apoie na água; e para eu me mover, é preciso que me apóie em algo imóvel, que é o solo. 


Este Primeiro Motor Imóvel ou Logos ou Deus, sede do Amor ou da Vontade, é que sustenta tudo, como deus grego Atlas, que segura imóvel o mundo. E o que movimenta tudo que existe no Universo é o “amor”, o mesmo que existe entre animais e entre os seres humanos, como atração “do amado que atrai a amante”, mesmo que esta o ignore. 


A Vontade é o amor, que existe como “Potência” à espera da nossa participação consciente para se transformar em “ato” no mundo físico. 


Antonio Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO