PREPARANDO o FORUM SOCIALE di ROMA
A reunião do grupo organizador foi muito boa. Conseguimos trazer um pouco da “imagem” do Fórum Sociale. Para que estamos aqui? Para tentar construir um órgão autônomo que represente o indivíduo na sociedade. Hoje vivemos num mundo bi-polarizado, entre governo e economia. Falamos sobre tripartizione sociale (TS), mas não vivemos ainda a TS e nem temos ideia de como concretiza-la. Não temos um modelo.
Seria durante o principado de Kaspar Hauser von Baden (Rheinbund = Confederação do Reno) que os dois pilares do germanismo seriam uma vitrine para a Europa e o mundo: Goethe e Schiller, através dos Ensaios Científicos Dedutivos e as Cartas Estéticas. Mas Kaspar foi abortado da história pelo mal. Temos que resgatar estes dois pilares para seguirmos em frente. Nos falta o 1º membro do organismo social tripartido. Justamente o indivíduo penetrou nas suas relações humanas, onde deve existir a “igualdade” entre todos (jurisprudência) e nas suas realizações, como produtor e consumidor, como “fraternidade” (trabalhar para o social).
Mas falta a Vida Cultural se organizar, se estruturar como um setor autônomo (3º Poder, Órgão Moderador), pois dele depende a proteção do indivíduo contra a arrogância dos políticos e a ganância do Imperium Economicus.
Steiner disse que deixaria um modelo, através das Escolas Waldorf. O que elas têm de diferente? O Conselho de Classe.
O quê é e para quê serve? É um órgão colegiado de natureza “consultiva” — ou seja, não deliberativo e nem executivo, que não entra nas competências das áreas executiva e nem financeira; mas conhece a racionalidade da formação do indivíduo na sociedade, passando pela realidade espiritual até sua realização profissional. Destina-se a aconselhar gestores, professores, alunos, estabelecer currículos e questões didático-pedagógicas, avaliar ações educacionais, indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino, aprendizagem do aluno, inclusive sistema de auto financiamento para acolher alunos carentes etc.
Imagine uma escola como um pequeno país, com muitas demandas, que envolvem alunos, professores, pais, colaboradores, gestores, manutenção, segurança, subsistência e comunidade. Dois setores estão na linha de frente: executivo (diretoria) e econômico (financeiro) — mas é preciso que um “órgão autônomo e moderador” esteja presente para “alimentar espiritualmente os dois setores acima” (GA 202): o Conselho de Classe.
Quem deve participar do Conselho de Classe? Quem é da área pedagógica, que conhece estas racionalidades e não deve misturar com ideologias político-partidária nem religiosa.
Este é o “Projeto de sociedade que todos queremos”. Se queremos mudança da nossa sociedade, não adianta ficar olhando seu umbigo. O Goetheanum foi incendiado porque os antropósofos cuidaram de seus interesses particulares e esqueceram a “mãe” Sophia, a sociedade, a polis.
Todos deveriam participar deste Fórum Sociale entre 24, 25 e 26 Nov 2023 em Roma.
Vamos começar a caminhar juntos.
Comentários
Postar um comentário