São Nicolau

 São Nicolau



Nicolau vem de “nikos” (significa vitória) e de “laos” (povo), isto é, “vitória do povo”. Sua festa é comemorada na Europa no dia 6 de Dezembro. É o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega; padroeiro dos coroinhas na Itália e dos estudantes em Portugal; protetor dos marinheiros e comerciantes. 


Filho de nobres, nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, no séc. III. Seus pais eram nobres, ricos e religiosos. Quando jovem, desprezava divertimentos e vaidades, preferindo frequentar a igreja. Fazia doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comida às viúvas e aos pobres. Colocava os presentes das crianças em sacos e os jogava dentro das chaminés à noite, para serem encontrados por elas pela manhã.


Era humilde e simples, vestindo-se com modéstia e se alimentava com o mínimo necessário, apenas uma vez por dia, durante à noite


Foi bispo de Mira (Turquia) e morreu no dia 6 de dezembro de 326, em Mira. Sua imagem foi perpetuada através dos comerciantes nas vestes de Papai Noel nos países latinos, de Nikolaus na Alemanha e de Santa Claus nos países anglo-saxões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO