SAÚDE e DOENÇA
SAÚDE e DOENÇA
O ser humano com saúde mostra a imagem das Hierarquias, que conduzem à união e harmonia. O ser humano doente mostra as tarefas e as exigências que deverão ser tomadas para o desenvolvimento espiritual, não só para o indivíduo como para a sociedade. No fundo a doença é uma iniciação errada e forçada (inconsciente) no sentido de autodesenvolvimento; e mostra sua importância no curso das vidas terrenas sucessivas. Afinal tudo o que se sofre e vivencia não se perde, mas passa a fazer parte do seu patrimônio espiritual, para seu desenvolvimento futuro. O impedimento de liberdade imposto por uma doença numa vida, irá se transformar na vida subsequente como um dom inato para uma habilidade animico-espiritual que, uma vez desenvolvida, aumenta a vivência de liberdade e a autoconsciência. Ou seja, tudo se transforma na evolução, em termos de crescimento espiritual.
Isto nos remete à Rudolf Steiner: "Os tempos atuais exigem muito, infinitamente mais do que outros tempos exigiram; os tempos atuais exigem dos seres humanos justamente o que eles menos querem ter: compreensão científico-espiritual. Não haverá ordem a partir do caos atual antes que um número suficientemente grande de pessoas se digne a reconhecer as verdades da Ciência do Espírito, antes que uma concepção espiritualizada da vida penetre nos corações humanos. Este será o carma da história mundial. (...) Há uma relação misteriosa entre o que é a consciência humana e as forças destrutivas do universo, justamente as forças de declínio do universo. Ela existe de modo que, de um lado, uma pode servir de substituta à outra" (GA 177).
Portanto, quanto mais começarmos a compreender estas realidades espirituais, menos necessidade haverá de forças destrutivas.
Comentários
Postar um comentário