A abelha como ser sagrado

 A abelha como ser sagrado... 🌹✨


“A apicultura sempre foi muito valorizada; principalmente na antiguidade, a abelha era considerada um animal sagrado.


Se você pegar um pedaço de cera de abelha na mão, na verdade você está segurando algo que no homem representa entre sangue, músculo e osso e que na organização interna do homem passa pela fase de ser cera. No entanto, a cera não se torna sólida, mas permanece fluida até se transformar em células sanguíneas, musculares ou ósseas. Na cera temos diante de nós o que carregamos dentro como forças, não como substância.


Quando os homens nos tempos antigos faziam velas com cera de abelha e as acendiam, sabiam que estavam realizando uma ação maravilhosa e sagrada:


 “Essa cera que queimamos agora é tirada da colméia; aí endureceu. Quando o fogo a derrete e evapora, a cera passa para o mesmo estado em que se encontra dentro de nossos próprios corpos.”


Na cera derretida da vela, certa vez os homens perceberam algo subindo ao céu, algo que também estava dentro de seus próprios corpos. Isso despertou neles um sentimento de devoção, e esse sentimento por sua vez os levou a considerar a abelha como uma criatura especialmente sagrada, pois prepara algo que o homem deve elaborar continuamente dentro de si. Portanto, quanto mais recuamos, mais descobrimos como os homens abordavam as abelhas com reverência."


Rudolf Steiner GA 351

Dornach, 26 de novembro de 1923.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por que precisamos de um médico Antroposófico?

TRATAMENTO para AUTISMO

Por detrás do Espírito LUSITANO